domingo, 23 de março de 2014

Grécia antiga - Introdução
Unknown06:53 2 comentários


Por muito tempo se pensou que os gregos eram grandes guerreiros que chegaram na Grécia e dominaram os povos que lá viviam, porém essa ideia é descartada.
A formação do mundo grego é descrita como um elemento novo que se mistura com um já existente tendo como resultado a civilização grega. Talvez essa mistura entre o novo e o já existente seja a justificativa para a facilidade dos gregos se adaptarem a muitas situações.
A formação da civilização grega passa por uma série de fatores que são características de cada povo que ajudou a compor a civilização e o território grego.
No início do século VIII a.C. a Grécia está dividida POLITICAMENTE em várias cidades, nos séculos posteriores a formação dessas cidades se completam transformando a Grécia de sociedade CAMPONESA e GUERREIRA para uma civilização centrada nas PÓLEIS.

Território
A península balcânica foi o centro original da civilização grega. A região tem de um lado o mar mediterrâneo e do outro, várias montanhas e despenhadeiros, o que dificultavam a comunicação entre seus vales, tornando, assim, mais fácil o contato entre suas regiões pelo mar do que por terra. Com poucos vales férteis para a agricultura, condições físicas desfavoráveis, relevo acidentado, inverno e verões rigorosos, longas secas fizeram com que os gregos buscassem os produtos do mar para compensar o que deixavam de produzir com a agricultura, e incentivaram os deslocamentos populacionais, os quais representavam a expansão grega por outras terras, formando assim a Magna Grécia.

Ocupação
(povos) Os principais Grupos que deram origem aos gregos foram 4 (AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS E DÓRIOS)
Os mais antigos antepassados dos gregos só chegaram à região da Grécia no final do terceiro milênio (3000-2999) a.C. e logo se dirigiram para as ilhas do Mar Egeu. Esses imigrantes falavam uma língua indo-europeia, antepassada direta do grego que conhecemos pela escrita. Foram se misturando com os habitantes das diversas regiões, muitas vezes dominando os autóctones.
            Os primeiros gregos que ocuparam a região foram os jônios. Segundo a interpretação tradicional, eles dominaram os antigos habitantes da Ásia Menor pela violência e os reduziram à servidão.
            Por volta de 1580 a.C., os jônios foram expulsos de parte de seus domínios pelos gregos aqueus e eólios, encontrando refúgio nas terras da Ática.
Os gregos de origem aqueia evoluíram e desenvolveram uma civilização que constituíam reinos independentes em torno de cidades poderosas, que se uniam, algumas vezes, por interesses comuns e aceitavam obedecer a um único líder.
A expansão militar dos aqueus para o mar em busca de novas terras gerou a lendária guerra entre gregos e troianos.
O mundo micênico desapareceu no século XI a.C., gradativamente, sem que se saiba o que ocorreu. Os palácios deixaram de ser usados, assim como a escrita, até que uma nova civilização, sem palácios, viesse a surgir. Segundo a interpretação tradicional, teria sido a invasão dos dórios, no fim do segundo milênio (1200 a.C - 1100 a.C.) a.C., que teria feito entrar em declínio a Grécia aqueia a partir de 1200 a.C., entre os séculos XII e XI.
Os dórios se estabeleceram sobretudo no Peloponeso onde introduziram a metalurgia do ferro e a cerâmica com decoração geométrica.
Escapando aos invasores, numerosos aqueus se refugiaram na costa da Ásia Menor onde se instalaram seguidos por alguns dórios.


Os dórios continuaram a adorar os mesmos deuses e a realizar rituais que já existiam antes A sociedade organizava-se agora de forma diferente, criando novos valores: no lugar de palácios, surgia uma sociedade, com menos hierarquias, de camponeses e guerreiros.
Os anos seguintes são conhecidos como "época das trevas", pois não sabemos bem o que se passou. Tradicionalmente, dizia-se que houve um retrocesso cultural, com o abandono da escrita, mas hoje em dia os estudiosos ressaltam que é justamente essa civilização camponesa e guerreira que irá fundar, depois, a Grécia clássica.

Períodos: Os períodos gregos são 5 (PRÉ HOMÉRICO, HOMÉRICO, ARCAICO, CLÁSSICO E HELENÍSTICO).
Pré-Homérico: Entre 2000 e 1100, época de ocupação do território grego, com o surgimento e desenvolvimento de algumas civilizações antecessoras as civilizações gregas. A invasão dos dórios, no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região. Período em que a Talassocracia se desenvolveu.
Homérico: Entre 1100 e700 a.C. período em que há a conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genos havia a coletização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional ocorreu a desintegração dos genos.
Arcaico: Entre 700 e 500 a.C. surgimento das pólis com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e a urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico.
Clássico: 500 e 338 a.C. época de grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia antiga. Época de grande fortalecimento das pólis como por exemplo ATENAS e ESPARTA, TEBAS, CORÍNTIO E SIRACUSA. Foi também uma época marcada por conflitos externos como as guerras médicas (GREGOS X PERSAS) e guerra do Peloponeso (ATENAS X ESPARTA).

Helenístico: 338 e 146 a.C. enfraquecimento militar grego e conquista macedônica. A cultura grega se espalha pela região, fundindo-se com outras.

Por Alacy Junior
Sobre o autor História Fina - Seu Blog de história . Facebook ou Twitter

2 comentários: